Perguntas frequentes

Qualquer cooperativa singular ou central, federação ou confederação, sediada no Brasil, registrada e regular com o pagamento da Contribuição Cooperativista para o exercício 2017. O prazo para regularização da adimplência equivale ao último dia de inscrições, 30/08/2018.

Desde a última edição do Prêmio (2016) é obrigatória também a participação da cooperativa em pelo menos um dos seguintes programas do Sescoop:

  • Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC);
  • Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC);
  • Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA);
  • Dia de Cooperar.

Consulte primeiro a área financeira da sua cooperativa e veja se está em dia com o pagamento da contribuição. Caso tenha dúvidas, envie um e-mail para premiosomoscoop@ocb.coop.br. Você pode regularizar a situação até o dia 30/08/2018, quando encerram as inscrições. Mas não deixe para última hora, pois se não der tempo de acertar as pendências até a data limite, sua inscrição será cancelada.

A inscrição é gratuita e o envio de documentos é pelo próprio sistema online, sem qualquer custo.

Entende-se por projeto uma ação ou um conjunto de ações coordenadas e planejadas que resultaram em efetivos benefícios para cooperados e/ou comunidade. Deve conter um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, com início, meio e fim, além dos recursos utilizados.

Cada cooperativa pode inscrever um projeto em cada categoria. Ou seja, pode concorrer com, no mínimo, um e, no máximo, sete projetos. As categorias são:

  1. Comunicação e Difusão do Cooperativismo
  2. Cooperativa Cidadã
  3. Cooperjovem
  4. Desenvolvimento Sustentável
  5. Fidelização
  6. Inovação e Tecnologia
  7. Intercooperação

A categoria Intercooperação premia cooperativas que tenham executado projetos em conjunto e podem ser inscritos projetos de qualquer natureza.

E a categoria Cooperjovem é a novidade deste ano e está disponível apenas para as cooperativas que já fazem parte do Programa Cooperjovem.

Pode. Porém, ele deve apresentar resultados qualitativos e/ou quantitativos atualizados de 2016 para cá em função de novas ações promovidas.

Cada projeto concorre com os projetos da sua categoria. A pontuação não faz distinção de ramo ou porte, o que permite que todas as cooperativas participantes concorram em igualdade de condições.

Não, pois a proporcionalidade entre porte da cooperativa e o projeto realizado é considerada no julgamento, seja nas características técnicas do projeto, seja na quantidade de beneficiados. Ser uma cooperativa grande ou pequena é irrelevante.

Serão entregues troféu e certificado aos três primeiros lugares de cada categoria. Os projetos vencedores serão divulgados na mídia espontânea. Afinal, boas práticas devem ser compartilhadas.

No site do prêmio www.premiosomoscoop.coop.br existe um banner “Inscreva-se agora” que direciona para o Formulário Eletrônico de Inscrição. É só entrar lá e seguir as instruções. Está disponível também o Manual do Participante, que detalha cada passo. As inscrições iniciam dia 25/06/2018.

Não, pelo contrário. É tudo muito fácil e intuitivo. A cooperativa só precisa preencher a ficha cadastral e depois uma ficha de apresentação para cada projeto que for inscrever.

Os formulários são preenchidos no próprio site e são todos muito simples, lógicos e com espaço limitado, ou seja, não permitem textos longos. Eles aceitam que você cole textos copiados de arquivos preenchidos previamente em seu computador.

Além disso, está disponível no site o Manual do Participante, com um exemplo de projeto preenchido. Caso ainda tenha dúvidas durante o preenchimento, acesse o chat online que conta com um profissional à disposição.

Quando a inscrição é finalizada, é gerado um arquivo com tudo que você preencheu. Em seguida você recebe, por e-mail, uma cópia destes arquivos em formato PDF. Aí é só clicar no link para confirmar que os arquivos estão corretos e a inscrição será concluída. Se houver algum problema ou divergência, você pode consultar as instruções sobre o que fazer em seu e-mail e site.

A partir desta edição, a cooperativa que deseja encaminhar arquivos e documentos complementares, fará tudo online, pelo sistema. Ou seja, os arquivos precisam estar em formato digital. Não serão mais aceitas documentações complementares em formato físico e é desnecessário o envio pelos Correios.

O Manual do Participante e o próprio sistema contam com instruções detalhadas, e é tudo muito simples. Ainda existe um prazo adicional para fazer isso: 24 horas após o término das inscrições, que é dia 30/08/2018. Assim, aceitaremos uploads de documentos realizados até dia 31/08/2018 no sistema.

Qualquer funcionário em acordo com a Diretoria da cooperativa.

  • Início das inscrições: 25/06/2018, às 9h (horário de Brasília);
  • Término das inscrições: 30/08/2018, às 18h (horário de Brasília);
  • Envio (upload) da documentação complementar: 31/08/2018, às 18h (horário de Brasília);
  • Prazo máximo para divulgação dos finalistas: 26/09/2018;
  • Premiação nacional: 30/10/2018, em Brasília/DF.